Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu

Rating: 2.9/5 (650 votos)

ONLINE
5






LInks para outros sites sobre o assunto:

Escala 1 Sexto

Forum GIJOE Brasil

Louco por Bonecos

Webmaster

 

Contador de Visitas:

 

 

 
Falcon - O Herói de Verdade!
Falcon - História

                          sd

Falcon - Uma História que atravessou décadas!

No final da Década de 70 e começo de 80 o primeiro herói de plástico chegava às prateleiras de brinquedos das lojas brasileiras.
Na televisão era veiculada a propaganda que o introduzia na mente e coração dos garotos.
A chamada inicial dizia:

A Estrela orgulosamente traz para você FALCON, o herói de VERDADE!


Falaremos disso depois, agora vamos conhecer um pouco das origens do nosso aventureiro:

Os Comandos em Ação existem no Brasil desde 1977.
Ficou conhecido pela sua alcunha mais famosa: Falcon.

 

                                 hj

 


Falcon na verdade era a versão brasielira do sucesso norte americano G.I. Joe e pôde chegar ao Brasil graças à crise que se instalou nos anos 70 nos EUA, devido à alta do petróleo. A Hasbro, criadora da série, viu-se obrigada a ceder a marca para outros países, em busca de capital, incluindo o Brasil. Inglaterra, Itália, Espanha, enfim todos lançaram suas versões de G.I. Joe, que ficaram conhecidos como Action Man, Action Joe, Geyper Man, etc.
No Brasil chegava os Comandos em Ação - Falcon!


Por aqui foi lançada a última versão dos americanos: Adventure Team. O corpo era diferente das versões anteriores dos Joes: o Muscle Body era um corpo com músculos e com a famosa sunga azul, marca registrada do mesmo. Detalhe: Na sunga versão americana havia um cinto esculpido e na "fivela" constava AT (Action Team), já na brasileira primeiro veio CA (Comandos em Ação), depois o próprio LOGO da Estrela.

 

                                hj

 

O Falcon chegou ao Brasil no ano de 1977 em duas versões: Moreno com Barba (Ação Camuflada) e Moreno sem Barba (Contra Ataque). Nesta série o mote era a militaria, porém o único inimigo que Falcon realmente enfrentava era o preconceito: Veja só, na década de 70 era normal uma menina ganhar uma Suzy, um Beto, uma Barbie ou Bob (Ken), mas um garoto que pedisse ao seu pai que comprasse um "boneco" era motivo de preocupação...hehehe...sorte que nosso herói não deixava dúvidas quanto a sua masculinidade: Rosto barbudo e com cicatriz, corpo músculoso e cara de mau!


No Natal de 1977 o Falcon já havia ganho seu espaço nas prateleiras das lojas e no coração das crianças!
A Estrela bombardeou tudo e todos com propagandas na TV e revistas em quadrinhos sempre mostrando o herói em situações de risco e vencendo os desafios!!


Em 1978, dado ao estrondoso sucesso é a vez da família aumentar: chega ao Brasil o primeiro Falcon Loiro com Barba ( Missão Impossível) as aventuras militares vão dando espaço para o lado aventureiro do mesmo. Também dão as caras o famoso Helicóptero Amarelo (sonho de 10 entre 10 garotos da época) e alguns acessórios para o Jipe que já estava nas lojas. O ano de 1979 marca a data de uma revolução: A chegada dos Olhos-de-Águia!!!
Também foi a vez de chegar o Falcon Ruivo! Agora as meninas também queriam o Falcon pois havia 4 modelos diferentes e eram ideais para "namorarem" as Barbies e Suzies!!!


Neste ano o nome Comandos em Ação fica quase esquecido, pois todos já conheciam-no como FALCON, agora com o sub-título Olhos de Águia. Já em 1980 o nome Comandos em Ação é retirado oficialmente das caixas dos bonecos surge o Falcon sem barba Olhos de Águia (Piloto Azul), quando os demais já havia mudado no ano anterior. Porém o Piloto só foi produzido neste ano, não sabe-se o porquê.

Ah.....anos 80!!! Quanta saudade desta época maravilhosa!!! No Brasil começava a ferbre "Star Wars" e tudo agora era espacial, roupas, cadernos, filmes, tudo que se pode imaginar.....e o Falcon acabava de "entrar na onda"!
O nosso destemido herói agora possuia uma temática Espacial e agregava-se o número 80 ao nome, chamava-se agora, FALCON80...estava mais poderoso que nunca!!!


Mas, como diz um certo aracnídeo: "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades" e não tardou a chegar o maior desafio da carreira do Aventureiro: um inimigo incrívelmente poderoso - TORAK!!!
Nunca ficou claro a origem do Torak, se ele veio do espaço ou do futuro, se era um organismo cibernético ou orgânico, todavia era o desafio mais mortal já enfrentado por Falcon!!
Sucesso absoluto, Torak concedeu méritos à Estrela, pois ele era criação da própria e exclusividade tupiniquim!!!

 

                                             df

 

 

Mas como enfrentar um inimigo tão formidável sem ajuda? Foi pensando nisso que a Estrela criou então um aliado para nosso herói: Condor, o amigo Biônico!!!
Na caixa do Condor, tem uma pequena "história em quadrinhos" narrando a sua origem: vemos um homem lutando contra Torak, porém seu rosto fica envolto em mistério devido a sombra,o vilão dispara seu raio mortal ferindo gravemente o rosto deste homem. Logo depois vemos Falcon em uma sala cirúrgica, "operando" o homem, em seguida, Falcon lhe dá a espada e o elmo e vemos finalmente CONDOR!!!!

 

                           as

 

As roupas e acessórios do Falcon também mudaram, agora chegaram os famosos colantes com "cueca por cima da calça", hehehe...qualquer semenhança com um certo kryptoniano é mera conhecidência ;)

Novos veículos chegaram, como um jipe bege com canhão, o helicóptero agora versão preta, o buggy entre outros.

Também foi a vez das mais famosas aventuras da linha "Futurista", como o popularmente conhecido "Escudo Atômico".

jh  xc

 


Em 1982 Falcon ganha mais um aliado: Roboy, um pequeno robô à corda que seria "parceiro" do relançado boneco ruivo. A dupla Falcon & Roboy foi o último lançamento da Estrela de bonecos Falcon como conhecíamos, soube-se através de fotos em catalogos que a mesma lançaria mais dois personagens, Laserman & Triton e mais dois Falcons Futuristas, o que infelizmente não aconteceu.
Chegam também em 1982 e 1983 os veículos "Futuristas", o jipe que vinha com um lança míssel que seria usado na coleção dos Comandos em Ação algum tempo depois.
Foi neste ano que chegou o veículo mais raro e exclusivo do Brasil, o Buggy Futurista, fora de escala, mas adorado pela criançada e hoje alvo de cobiça por ávidos colecionadores!

Entre 1977 e 1982 a Estrela lançou diversas cartelas com roupas e acessórios à parte, que ficaram conhecidas como "Aventuras". Essas por sua vez podiam ser colocadas em qualquer Falcon e eram inter-camibiáveis entre si.

                                 fg

Os anos de 1983 e 1984 ficaram marcados apenas pela reposição de estoque nas lojas, afinal nenhum lançamento aconteceu...e infelizmente a coleção foi descontinuada nesse ano. Nunca soube-se o motivo, especula-se que nessa época o Falcon não estava mais sozinho, afinal, Superpowers, He-man, Sectaurs entre outros estavam na prateleira das lojas...

A Brinquedos Estrela teve o mérito de criar o Torak, o Condor, o Roboy e muitos veículos, acessórios e aventuras para o Falcon, não atendo-se apenas a copiar a linha da Hasbro.

O ano de 1984 marca a estréia no Brasil de mais uma linha da Hasbro, o GI Joe - A Real American Hero, bonecos de cerca 10cm, com muitos acessórios e articulações...o nome no Brasil? Não poderia ser outro: COMANDOS EM AÇÃO!!!
Mas esse é assunto para outra matéria, aguardem...

 


A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
O RETORNO DO FALCON!!!

Em 1994, a Estrela mais uma vez colocou nas lojas o Falcon, dessa vez com uma nova abordagem: Clássicos Falcon!

O lay out da caixa era estranho, porque continha o nome Clássicos Falcon, Comandos em Ação e Gi Joe, tudo ao mesmo tempo...quem não conhecia suas origens ficava extremamente confuso.
A temática militar foi novamente incorporada, esquecendo-se o lado aventureiro de outrora.
Os bonecos possuiam o mesmo corpo, a mesma sunga, mas as cabeças eram diferentes: sem cabelo de verdade, sem barba e sem olhos-de-águia...lembravam as cabeças dos primeiros GI Joes fabricados pela Hasbro nos EUA em 1964.
Eram 2 modelos: Loiro e Moreno, Piloto e Soldado, ambos com as roupas e acessórios copiados dos Joes Hall of Fame, respectivamente Ace e Grunt.
O Vilão Torak estava de volta, mas também bastante mudado: ao invés do raio mortal e a mão mecânica agora ele possuía um corpo normal, uma arma copiada da linha futurista dos anos 80 e um uniforme igual ao do Destro HoF.
Ainda foram lançados um Jipe bege e um tanque de guerra.
Em 1995 mais dois bonecos chegaram à coleção: Dois ninjas, chamados Dragão Branco e Dragão Negro (quanta originalidade, a Estrela já não era a mesma...), que nada mais eram que dois Falcons vestidos com roupas ninjas...um copiado do Storm Shadow HoF, com duas espadas do Condor e outro com uma misturada de acessórios.

Em 1996 a Estrela para de produzir o Falcon e o nosso destemido herói, tão mudado, deixa a cena mais uma vez...seria esse o fim?

Quando todos pensávamos que o Falcon não mais caminharia entre nós, eis que em meados de 2000, exclusivamente nas lojas Americanas o Hérói de Verdade está de volta, mais "econômico" do que nunca...dois modelos de Falcons, loiro e moreno, Piloto e Soldado e um Torak, dessa vez na pior de todas as suas incarnações: cabeça e arma verde limão, isso mesmo....cabeção "marca-texto"...
Com roupas de baixíssima qualidade, sem qualquer menção ao glorioso nome Falcon, a coleção agora se chamava Força de Ataque. Até o Torak passou a se chamar apenas, "Inimigo".
Mas tudo bem...pelo menos ele estava nas lojas novamente e podíamos aumentar a coleção...pena que só no ano de 2000, já que em 2001 a Estrela tirou de linha novamente...logo após as Americanas passaram a importar a linha Power Team Elite Peacekeepers, da China, mais baratos e com mais acessórios...

Hoje, quase dez anos depois, os saudosistas e colecionadores estão migrando o foco de suas coleções para os importados, Action Man e GIJoe, pois além de melhor qualidade, itens mais diversificados o preço é muito mais atrativo. Quem conhece sabe que diversas aventuras do Falcon foram lançadas pela Hasbro na série Action Team e são praticamente idênticas.
Muitos vendedores atualmente quando "pegam um Falcon na mão" acham que tem uma mina de ouro e cobram preços proibitivos, que acaba inflacionando o produto e encalhando...

Já houve diversos boatos de que a Estrela relançaria o Falcon, como fez das outras vezes, mas entra ano e sai ano e nenhuma novidade concreta aparece...já virou até Lenda Urbana!!!

Abraços a todos e obrigado pela visita!

 

Ricardo Beluchi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net